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Porque praticar Ginástica Laboral

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Órgãos públicos e empresas privadas implantam programas de exercícios físicos para evitar que empregados sejam vítimas de doenças causadas por atividades repetitivas ou má postura. Essas iniciativas também servem para melhorar o relacionamento no serviço
 
No mínimo oito horas diárias de trabalho, muito tempo sentado, ou em pé. Essa é a rotina de muitos trabalhadores. Uma rotina que acarreta problemas decorrentes da má postura e do trabalho repetitivo, como dores de coluna, lesões e tendinite (inflamação do tendão), entre outros. Para prevenir tais doenças muitas empresas investem em programas de atividades físicas para os seus empregados, reconhecendo a importância de manter um corpo saudável. Uma técnica que cresce dia-a-dia é a ginástica laboral, que é uma prática de exercícios específicos no próprio emprego.

Os exercícios amenizam os impactos provocados pelo sedentarismo e pelo trabalho diário, muitas vezes realizado de forma automatizada e repetitiva, diz a fisioterapeuta Leila Oliveira Marinha Ceschini Dias. A ginástica oferece vantagens tanto para o empregado como para o empregador. Para o trabalhador, traz benefícios como a liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, a diminuição das dores causadas por atividades repetitivas e a melhora da coordenação motora, entre outros. No caso do empregador as vantagens são a redução do número de licenças de funcionários por problemas de saúde, dos gastos com o tratamento da saúde do trabalhador e das reclamações na Justiça devido a acidentes do trabalho, afirma Leila.

Entre as principais doenças estão os encurtamentos e estiramentos musculares, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), informa a fisioteurapeuta, que dá aulas de ginástica laboral no Ministério do Trabalho.

O tempo ideal de exércios é de 30 minutos por dia: 10 minutos no início da jornada de trabalho, pela manhã, 10 à tarde e mais 10 após o fim do expediente. "Realizando os exercícios durante o período recomendado, é o suficiente para prevenir lesões", afirma Leila. Ela esclarece que os exercícios são eficientes desde que o trabalhador não tenha nenhum caso já registrado de alguma doença ocupacional.

Simone Afiune pratica ginástica todos os dias no Ministério do Trabalho, onde trabalha como programadora de informática. Antes dos exercícios, conta, sempre tinha dores no pescoço. Agora, com a ginástica, ela não tem mais dores, sente seus músculos mais relaxados e sua coluna está
mais reta.

Em apenas um mês  de ginástica, praticada duas vezes por semana no seu emprego, no Minitério do Trabalho, a fonoaudióloga Carla Novara Monclar percebeu que os músculos dos seus braços, antebraços e das mãos estavam mais alongados. "A ginástica laboral é um momento dedescontração importante, pois propicia relaxamento e integração com os colegas de trabalho."

"A prática de exercícios no emprego ajuda a relaxar e me dá mais disposição", revela  a servidora pública Enedina Maroclo Antunes, 39 anos. Há aproximadamente dois anos, ela pratica ginástica todas as segundas-feiras no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde trabalha. "Os exercícios de relaxamento são ótimos para quem trabalha o dia todo, como eu."

Aliar a ginástica ao trabalho não é apenas uma maneira de minimizar os riscos causados pelo sedentarismo, mas também serve para promover uma melhor socialização das pessoas na empresa, reforçando o coleguismo e tornando o ambiente mais agradável.

 

Referência:

http://www.unicesp.edu.br

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