Busca

Área do Aluno

O Blog da Alsa Fitness

Uma dose diária de exercício

Arquivado em |

Imagine a cena: num consultório médico, um paciente recebe do seu médico a notícia de que está hipertenso. Além das recomendações de praxe e da prescrição de medicamentos para controlar a pressão, o paciente se depara com uma recomendação
rabiscada na receita médica: “Atividade física sob orientação de um Profi ssional de Educação Física”.\

 

Alongamento na praia

 


Pois esta é a proposta do programa “Exercício é Remédio” (Exercise is medicine, em inglês), lançado em 2007 pelo American C ollege of Sports Medicine e trazido este ano pelo Centro de Estudos do Laboratório e Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafi
scs) ao Brasil: incentivar os médicos da atenção primária e outros profi ssionais de saúde a incluírem  exercício na elaboração de planos de tratamento para os pacientes.

 “O programa enfatiza a necessidade de que o médico realize uma avaliação regular do nível de atividade ísica durante as consultas médicas como parte integrante da prevenção e tratamento da doença,  se comprometa a tornar a atividade física uma forma
de tratamento e prevenção integral das doenças”, explica Sandra Matsudo (na foto, de vestido), coordenadora do “Exercício é Remédio” no Brasil.


Médicos e outros profi ssionais da área da saúde passaram por um treinamento para conhecer os onceitos de promoção da atividade física como forma de prevenção, tratamento, reabilitação e controle e doenças. “Muitos médicos, por falta de conhecimento, referem que seus pacientes não façam atividade física, já que eles mesmos não sabem nem os enefícios, nem os riscos do exercício e, perante esta incerteza, preferem “proteger” seus pacientes, condenando-os ao sedentarismo”, frisa Sandra.

Com a capacitação proposta pelo “Exercício é Remédio”, os médicos receberão os conhecimentos ínimos dos fundamentos fi siológicos e científi cos da prescrição da atividade física e do exercício, para que enham mais segurança na hora de recomendar a atividade ísica, tornando-se grandes aliados dos profissionais de Educação Física – exatamente o que preconiza na atuação multiprofi ssional na área da saúde. “Vocês á imaginaram se cada médico indicasse pelo menos um paciente a cada Profi ssional de Educação Física este país?”, indaga a coordenadora do programa.

Planos de expansão

 O projeto, lançado em outubro, começou por três hospitais estaduais de São Paulo, mas já foi presentado e aceito positivamente por 18 entidades ligadas à área médica. Por ora, o “Exercício é Remédio” está defi nindo com a Secretaria de Saúde de São Paulo uma agenda para capacitação de todos os profissionais do Estado. Mas há planos de expansão o programa: de acordo com Sandra, o projeto já realizou o primeiro contato com o Ministério da Saúde, com vistas à adoção, em nível nacional, desta ova estratégia de intervenção.

OBJETIVOS DO “EXERCÍCIO É REMÉDIO”


• Aumentar o nível de conhecimento dos profissionais de saúde sobre os benefícios
da atividade física para a saúde;
• Ensinar os profi ssionais da saúde a medir o ível de atividade física dos pacientes;
• Sensibilizar os profi ssionais a orientar os acientes, durante o atendimento, a adotar
a recomendação de, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física moderada;
• Orientar os profi ssionais a encaminhar os Pacientes ao Profissional de Educação Física.

Adicione aos favoritos e compartilhe

Newsletter

Receba novidades no seu email:


Hotel Grande Minas

Galerias

(Adicionadas recentemente)

Visite nossas galerias de imagens

Aceitamos Cartões de Crédito

Para sua maior comodidade, a Alsa Fitness Unidade Musculação aceita todos os cartões de crédito.

RSS

Assine o conteúdo do nosso site.

Veja os horários de funcionamento
Unidade Musculação: Rua Dr Ary Teixeira Costa, 630, 2º andar - Centro- Vespasiano - MG - (31) 3621-3092
Unidade Piscina: Rua Elias Issa, 60 - Centro - Vespasiano - MG - (31) 3621-3399

Alsa Fitness Academia | Todos os direitos reservados - 2017

Política de Privacidade | Termos de Uso