Busca

Área do Aluno

O Blog da Alsa Fitness

Lesões e inchaços: Devo aplicar frio ou calor?

Arquivado em |

 

Tornozelo enfaixado

 

Torceu o tornozelo? Tendinite? Tomou uma pancada na panturrilha? Nesses e em outros tantos momentos vem a dúvida: Devo aplicar frio (Gelo) ou calor em minha lesão?

Para saber como agir é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.

O frio...

abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.

O calor...

por outro lado, provoca a dilatação dos vasos podendo aumentar o inchaço ou o hematoma, caso alguns vasos sanguíneos se rompam. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.


Para a maioria dos ferimentos sérios, o gelo controla a dor e a inflamação, mas há várias exceções. Confira abaixo algumas dicas:

Virilha, quadril e músculo posterior da coxa: gelo e, após dois dias, calor
Essas distensões são causadas pela ruptura das fibras musculares, e a resposta é uma inflamação imediata. O sangue pode estar jorrando nos tecidos e o gelo vai provocar a restrição dos vasos. O calor alivia o desconforto.

Joelho de corredor (condromalacia): gelo
Corra além de seu limite e a rótula do joelho vai  ficar em atrito com o fêmur, provocando danos à cartilagem, inflamação e tendinite. Alivie a dor colocando gelo triturado.

Cãibra na panturrilha: gelo

O uso excessivo de panturrilha tensionada leva a contrações musculares. Embora a temperatura fria possa ser desconfortável no início, o gelo previne a dor. Com calor, os músculos ficariam doloridos.

Dor na canela: gelo
Ele controla a dor. A sugestão é congelar água num copo de papel, depois retirar o copo e usar o bloco de gelo como um massageador. Passe pela região até ela ficar dormente.

Fasciite plantar: calor

Muita corrida pode romper o tecido que liga o osso do calcanhar à ponta do pé, impedindo a circulação. Muitas aplicações de calor podem reverter o quadro.

Tendinite- de-aquiles: calor
O enrijecimento do tendão-de-aquiles é um passo antes da inflamação. O calor vai relaxar a área e promover a recuperação, ao aumentar o fluxo de sangue nos tecidos. Uma sugestão é colocar uma toalha úmida e quente no tendão.

Importante: Este artigo é meramente informativo e não deve ser considerado em detrimento a uma consulta médica, se você sofreu algum tipo de lesão não deixe de procurar um médico de sua confiança para realizar um diagnóstico.

 

Adicione aos favoritos e compartilhe

Newsletter

Receba novidades no seu email:


Hotel Grande Minas

Galerias

(Adicionadas recentemente)

Visite nossas galerias de imagens

Aceitamos Cartões de Crédito

Para sua maior comodidade, a Alsa Fitness Unidade Musculação aceita todos os cartões de crédito.

RSS

Assine o conteúdo do nosso site.

Veja os horários de funcionamento
Unidade Musculação: Rua Dr Ary Teixeira Costa, 630, 2º andar - Centro- Vespasiano - MG - (31) 3621-3092
Unidade Piscina: Rua Elias Issa, 60 - Centro - Vespasiano - MG - (31) 3621-3399

Alsa Fitness Academia | Todos os direitos reservados - 2017

Política de Privacidade | Termos de Uso