Busca

Área do Aluno

O Blog da Alsa Fitness

Exercícios... para os olhos!

Arquivado em |

Você sabia que no olho humano há 6 músculos? Não? Então, agora que você sabe, faz sentido pensar em malhar e melhorar sua visão.

Pelo menos é essa a proposta de algumas empresas especializadas no treinamento de atletas de altíssimo nível (sim, ao que tudo indica malhar os olhos pode custar, desculpem o trocadilho, os olhos da cara).

Dentro do seleto mundo daqueles que podem pagar pela "academia dos olhos" estão tenistas, pilotos e soldados em treinamento. 

tennis eye ccimage 

Os exercícios são executados gradativamente e apresentam diferentes graus de dificuldade. Em um é necessário visualizar uma série de numerais que piscam em uma tela na velocidade limite que o olho humano é capaz de captar. 

Todos os exercícios são executados com a ajuda de equipamentos e recursos que não são acessíveis, mas lembre-se, estamos falando de altíssimo desempenho esportivo.

olhos 

Felizmente há uma série de exercícios extremamente simples que podem ser praticados por qualquer pessoa em qualquer ambiente, confira alguns exemplos: 

Sente-se confortavelmente em uma cadeira, esfregue as palmas das mãos até sentir que elas estão um pouco quentes e cubra os olhos com elas (tenha cuidado para não aplicar pressão demais!). Procure não deixar nenhum raio de luz entrar em seus olhos e mantenha o nariz descoberto. Inspire e expire vagarosamente enquanto pensa em uma cena distante. Assim que estiver em completa escuridão remova as palmas da mão da frente dos olhos. Repita uma vez após 3 minutos.

Feche seus olhos com força por 3 a 5 segundos e depois abra-os pelo mesmo período de tempo. Repita 8 vezes. 

Sente-se, relaxe e após alguns segundos inicie um movimento no sentido horário com os olhos e logo em seguida no sentido anti-horário. Repita 5 vezes, sempre piscando após finalizar uma série. 

Segure um lápis bem próximo a ponta do nariz e vá afastando ele devagar sempre tentando manter o foco sobre ele. Faça o movimento contrário (de aproximação) também vagarosamente. Repita 10 vezes. 

Olhe para cima por alguns segundos e depois para baixo. Depois faça movimentos similares para os lados, sem forçar a vista além do natural. 

Sempre termine a séria fazendo novamente o relaxamento indicado no primeiro passo. 

Estes são apenas alguns exemplos, são exercícios simples que podem ser feitos enquanto o computador é ligado ou durante aquela pausa para o café. Lembre-se, estes exercícios apenas fortalecem a visão, não curam nenhum tipo de doença relacionada aos olhos (nunca é demais lembrar: nunca use a internet como consultório médico).

Cuidados que você deve ter em conta: 

  • Jamais pressione demais os seus olhos. A pressão deve ser suave, agradável.
  • É mais importante fazer os exercícios regularmente do que apenas uma vez por muito tempo
  • Jamais faça esses exercícios usando lentes de contato
  • Lave as mãos antes de fazer o exercício
  • Em caso de dúvida, consulte um oftalmologista de sua confiança.
  • Se estiver fazendo o exercício próximo a outras pessoas certifique-se que elas sabem o que você está fazendo, ou você pode pegar a fama de louco ;-)

Depois de fortalecer seus olhos, veja a imagem abaixo. Concentre-se no centro e aproxime seu rosto da tela e depois afaste-o.

 
 
ilusao 
 
Não é legal? 

Créditos das imagens:
Tenista por pupismyname coletada sob uma licença de uso comercial
Olho por jonycunha coletada sob uma licença de uso comercial

Adicione aos favoritos e compartilhe

Newsletter

Receba novidades no seu email:


Hotel Grande Minas

Galerias

(Adicionadas recentemente)

Visite nossas galerias de imagens

Aceitamos Cartões de Crédito

Para sua maior comodidade, a Alsa Fitness Unidade Musculação aceita todos os cartões de crédito.

RSS

Assine o conteúdo do nosso site.

Veja os horários de funcionamento
Unidade Musculação: Rua Dr Ary Teixeira Costa, 630, 2º andar - Centro- Vespasiano - MG - (31) 3621-3092
Unidade Piscina: Rua Elias Issa, 60 - Centro - Vespasiano - MG - (31) 3621-3399

Alsa Fitness Academia | Todos os direitos reservados - 2018

Política de Privacidade | Termos de Uso