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Cuidados ao malhar e exercitar-se no tempo seco.

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Quem pratica esportes regularmente já sentiu os efeitos do clima seco. Seja pelo cansaço extra, seja pela dificuldade em respirar, parece que sempre há alguma coisa "jogando contra". Musculação, pedalada, corrida, artes marciais, dança, não importa qual é a sua modalidade preferida, o clima influência diretamente na prática de todas elas e merece atenção especial.

bike clima seco

Verdade seja dita, não é porque o tempo está mais seco ou mais úmido que você vai deixar de se exercitar não é mesmo? Nesse sentido uma ótima dica é procurar horários favoráveis quando possível. 

No caso do tempo seco o ideal é exercitar-se no começo da manhã ou no fim da tarde, noite adentro. Ponto para a maioria dos esportistas já que esse já é o horário em que tradicionalmente a maioria das pessoas "mexe o esqueleto". Aqueles que já tem um maior costume de praticar exercícios em horários críticos, próximos ao meio dia, devem redobrar a atenção aos sinais que o corpo envia e fazer uma pausa se for necessário.

Os esportes aquáticos são uma boa pedida nessa época, por motivios óbvios, estar em contato com a água causa uma sensação de alívio que só quem pratica natação ou hidroginástica sabe! 

A já indispensável hidratação torna-se ainda mais importante nessa época. O consumo de água de modo constante e a complementação com isotônicos (fica a dica, água de côco é um isotônico natural)  são essenciais. Hidratar-se não significa apenas beber, se optar por saborear frutas ricas em água como melão e melancia você também estará hidratando de modo saudável e muito saboroso!

Em alguns casos é recomendado o uso de colírios, especialmente para aqueles que sofrem com o popular "olho seco ", mas especificamente nesse caso vale mutio a pena consultar um especialista. 

E para finalizar, no pós-treino você pode apelar para cremes e hidratsntes que exercem um papel importante na residratação da pele. Siga as dicas e seja feliz praticando o seu esporte favorito, independente do clima! 

 

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