Busca

Área do Aluno

O Blog da Alsa Fitness

Beber (muito) Café faz mal?

Arquivado em |

 

cafezinho

 

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café, bebida tradicional, saborosa e estimulante que é consumida em praticamente todo o mundo.

Portanto, a questào "Beber café faz mal?" é de interesse da maioria dos brasileiros. Como todo o tema que envolve produtos de consumo em massa o assunto é controverso. 

 

Controvérsia nos primeiros resultados do Google%2C um diz que faz%2C outro que não

 

Antes de saber se faz bem ou faz mal, devemos nos perguntar, o que é o café?

O que é o café?

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.

Afinal, faz mal beber café?

Se tem um conselho que damos com frequência aqui em nosso blog esse é o bom e velho: "Vá com moderação, saiba dosar, quando se trata de alimentação o podeter consequências negativas"

Senão vejamos: O Café é um estilmulante. Como todo estimulante ele aumenta os níveis de atividades motoras e cognitivas, reforça a vigília, o estado de alerta e a atenção, e, algumas vezes, tem potencial euforizante.

 

'Tirinha sobre café%2C na última tira o sujeito injeta café na veia

 

 A idéia é a do quadrinho (Fonte: Will Tirando)

Quando faz mal beber café?

Quanto mais café você bebe mais você consome estimulantes. Se beber muito café faz parte da sua rotina então é provável que ele seja prejudicial à sua saúde em longo prazo, mesmo que os efeitos sobre o corpo em curto prazo sejam os mais prazerosos possíveis.

Ingerir cafeína em excesso causa um aumento moderado da pressão sangüínea arterial e sobrecarrega a atividade renal. Mas isso vale apenas para aquels pessoas que consomem mais de 400mg de cafeína (4 xícaras pequenas aproximadamente) por dia 

Quando faz bem beber café?

Por outro lado, se você gosta e bebe café moderadamente esse é um hábito que pode ser saudável. 

O cardiologista Bruno Mahler Mioto, do Instituto do Coração, o InCor, que fica em São Paulo, é um dos que estão atrás da resposta. "Embora existam mitos em relação à bebida e ao coração, ela não parece elevar o risco de doenças cardiovasculares", afirma. Mioto está envolvido em um estudo sobre esse elo e ficou animado com os primeiros resultados obtidos recentemente. "O consumo de três a quatro xícaras diárias, por um grupo de 27 voluntários, não mostrou aumento da pressão arterial", conta.

Esse achado tem tudo a ver com outra pesquisa, publicada no periódico científico Circulation, da Associação Americana do Coração. Realizada com 83 076 mulheres, ela aponta, inclusive, um discreto efeito protetor contra o acidente vascular cerebral, o derrame. "Por causa do grande número de análises positivas que existem na literatura especializada, hoje não há mais razão para as pessoas temerem o cafezinho", enfatiza Mioto.

Mas daí vem mais uma pergunta: até mesmo as crianças devem incluí-lo no dia a dia? "Sim", responde, com ar seguro, a psicóloga Carla Verônica Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. Ela se dedica a analisar efeitos da bebida entre os pequenos. "Algumas substâncias ajudam na concentração e melhoram a memória, por isso a preparação é bem-vinda para quem está na escola", diz.

Essas são algumas vantagens do consumo moderado, mas podemos apontar outras estudos que relacionam o café como um alívio para uma série de doenças.

Portanto, cabe a você e às suas atitudes a decisão e resposta dessa questão. Se beber muito café então sim, ele faz mal. Se você pratica a moderação então, parabéns! Para você o café é um remédio natural!

Fontes: Abril, Abic e revista SuperInterssante

Imagem do artigo por  ∗FranJa via photopin cc

Adicione aos favoritos e compartilhe

Newsletter

Receba novidades no seu email:


Hotel Grande Minas

Galerias

(Adicionadas recentemente)

Visite nossas galerias de imagens

Aceitamos Cartões de Crédito

Para sua maior comodidade, a Alsa Fitness Unidade Musculação aceita todos os cartões de crédito.

RSS

Assine o conteúdo do nosso site.

Veja os horários de funcionamento
Unidade Musculação: Rua Dr Ary Teixeira Costa, 630, 2º andar - Centro- Vespasiano - MG - (31) 3621-3092
Unidade Piscina: Rua Elias Issa, 60 - Centro - Vespasiano - MG - (31) 3621-3399

Alsa Fitness Academia | Todos os direitos reservados - 2017

Política de Privacidade | Termos de Uso