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Alimentação para o dia da corrida

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A corrida é, sem dúvidas, o esporte mais democrático que há. E talvez seja por isso que as corridas de rua já deixaram de ser uma moda para tornar-se uma realidade.

As corridas de rua, que não faz muito tempo atrás eram bem esporádicas, conquistaram um significativo destaque entre pessoas de todas as idades e biotipos. Todos os meses milhares de atletas reunem-se nesses eventos para correr competitivamente ou simplesmente por prazer.

Seja qual for a sua motivação a alimentação no dia da corrida pode e deve ser utilizada em seu favor, a favor da sua saúde.

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Antes da corrida:

Se você está participando de uma corrida então certamente já fez alguns treinos. Nesse caso tome o café da manhã de acordo com aquilo que está acostumado a fazer regularmente, sem muitas "invenções". É pouco provável que modificar um alimento a essa altura do campeonato vá ter um efeito benéfico em seu ritmo de corrida, pelo contrário os riscos de não se adaptar bem a uma mudança e a ocorrência de uma queda de desempenho aumentam.

Procure tomar o café da manhã com duas horas de antecedência à corrida. 

Beba 500ml de água 30 minutos antes da corrida. 

Pouco antes da largada e durante a corrida

O ideal é levar para a corrida um sache de Gel em carboidrato (encontrados em diversas lojas especializadas de suplementação e eventualmente em farmácias) e ingerir 15 minutos da largada. Mas fica a dica, assim como não é bom inventar no café da manhã, só faça consumo do gel se já tiver costume com o mesmo, embora seja de rápida absorção e por isso mesmo de baixíssima probabildiade de indigestão, o uso apenas no dia da prova pode trazer um efeito psicológico negativo. 

As corridas mais comuns de 5 e 10k são completadas em tempos nos quais não há neccessidade de se fazer a ingestão de alimentos durante as mesmas, basta ficar atento aos sinais do corpo e manter-se hidratado nos pontos de hidratação. Se a época for de muito calor guarde um pouco d'água para jogar na cabeça e nas costas durante a corrida, isso resfria a temperatura corporal e ajuda no desempenho.

Após a corrida

Reidratar e realimentar! Água de côco, água, isotônicos. Além disso, comer uma maçã ou um sanduíche com queijo magro também vale. 

E as corridas noturnas? 

O almoço deve ser leve e especificamente no dia da corrida a carnve vermelha está proibida por ser de digestão lenta. Uma boa salada de entrada seguida de um prato de massa com molho leve (sem creme de leite ou carne vermelha) são uma pedida prática e muito saborosa. À tarde pode se comer normalmente, evitando alimentos de difícil digestão. 

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