Busca

Área do Aluno

O Blog da Alsa Fitness

5 dicas para Controle do Stress

Arquivado em |

O stress age de forma diferente em cada pessoa. E a explicação para isso é simples: a resposta dada pelo indivíduo ao agente estressor ocorre conforme o seu estado psicológico e o contexto específico vivido. Assim, se de um lado o stress é inevitável para a maioria das pessoas, de outro a forma de lidar com ele para viver em equilíbrio é uma questão de escolha.
Segundo Richard Blonna, autor do livro Stress Less, Live More: How Acceptance & Commitment Therapy Can Help You Live a Busy Yet Balanced Life (Estresse Menos, Viva Mais: Como a Terapia da Aceitação e do Comprometimento Pode Ajudar Você a Viver Uma Vida Agitada e ao Mesmo Tempo Equilibrada, em tradução livre), o controle sobre nossa resposta aos potenciais estressores pode ser adquirido com mais facilidade ao seguirmos algumas lições. Conheça 5 delas:

 

stress

 

1 - Reorganize: Blonna não tem dúvidas sobre o efeito do estilo de vida sobre o bem-estar. Para ele, reorganizar a saúde do corpo e da mente seguindo bons hábitos proporciona mais energia e ajuda a construir resiliência – processo no qual conseguimos nos reconstruir de uma experiência negativa tirando boas lições. Por isso, uma das recomendações é incluir exercícios físicos na rotina não só pela sua eficácia contra males físicos, mas por ajudar o cérebro a processar melhor as informações. “Proponho que todos façam ao menos 30 minutos de atividades aeróbicas de 4 a 5 vezes por semana. Isso será o primeiro passo para sua defesa contra o stress”.

2 - Repense: Se sua mente focar em um potencial estressor, ele realmente causará stress, por isso a dica é: pense positivamente qualquer que seja a situação. “Se você dispensar toda sua energia imaginando que não vai conseguir atingir seu objetivo, isso certamente acontecerá. O ideal é aceitar que imprevistos podem ocorrer, mas você dará o máximo para fazer da melhor forma”, diz o autor.

3 – Aceite o presente: Não deixe que experiências negativas passadas ocupem seus pensamentos e se torne um estressor do presente. Segundo Blonna, nós carregamos uma bagagem emocional conforme o que já vivemos. Quando casos similares acontecem no presente, esse velho roteiro nos faz ter um discurso e um comportamento negativos diante do novo fato. Ele cita, como exemplo, relacionamentos amorosos. “Se uma relação antiga não correu bem, quando você se interessar por uma nova pessoa imagens negativas do passado poderão causar dúvidas e colocar o novo relacionamento em risco. Para evitar que isso aconteça, procure substituir os pensamentos negativos por outros positivos”, explica.

4 - Reduza: Muitas vezes, o surgimento do stress ocorre pelo grande volume de afazeres nos quais nos envolvemos. Segundo o especialista, quando estamos sobrecarregados, até mesmo os programas mais divertidos perdem o brilho. Se você está estressado e ao mesmo tempo se sente obrigado a praticar seu esporte favorito, por exemplo, essa paixão pode também se tornar estressante. Por isso, Blonna sugere que se faça um autoquestionamento. A ideia é perguntar a si mesmo: tudo que estou fazendo traz sentido para minha vida? Estou no caminho certo ao acumular tantas tarefas? Isto será bom para mim a longo prazo? “Fazer esse balanço é importante porque ajuda a perceber quais compromissos não são importantes e quais estão consumindo sua energia sem necessidade. Consequentemente, você aprende a dizer não para o que de fato não te acrescenta nada, além de stress”, diz.

5 – Relaxe: O autor afirma que, curiosamente, as pessoas andam tão estressadas que elas já se esqueceram como é viver com tranquilidade e calma. Para quem não experimenta essas sensações há muito tempo, o especialista afirma que reservar tempo para relaxar todos os dias pode ajudar, já que o relaxamento rejuvenesce o corpo, mente e espírito e nos deixa melhor equipados para lidar com situações estressantes quando elas aparecem. A dica é fazer uma atividade prazerosa durante 20 minutos diariamente. Exercícios de respiração profunda ou assistir o programa favorito, por exemplo, são boas formas de relaxar.


Fonte: PsychCentral.com

Foto: h.koppdelaney via photopin cc

Adicione aos favoritos e compartilhe

Newsletter

Receba novidades no seu email:


Hotel Grande Minas

Galerias

(Adicionadas recentemente)

Visite nossas galerias de imagens

Aceitamos Cartões de Crédito

Para sua maior comodidade, a Alsa Fitness Unidade Musculação aceita todos os cartões de crédito.

RSS

Assine o conteúdo do nosso site.

Veja os horários de funcionamento
Unidade Musculação: Rua Dr Ary Teixeira Costa, 630, 2º andar - Centro- Vespasiano - MG - (31) 3621-3092
Unidade Piscina: Rua Elias Issa, 60 - Centro - Vespasiano - MG - (31) 3621-3399

Alsa Fitness Academia | Todos os direitos reservados - 2018

Política de Privacidade | Termos de Uso